Matematicamente fácil…
5 Nov
Cada vez mais alunos e ex-alunos me referem terem sido informados por potenciais empregadores de que teriam “habilitações a mais” e que por isso seriam preteridos (pois existiriam sempre outros candidatos mais dispostos a auferir um menor salário).
Penso que este é mais um sintoma da natureza predadora do sistema especulativo em que vivemos, onde desinvestir pode ser mais rentável no curto prazo do que investir (especialmente para os especuladores mais sagazes…). Neste processo, ao invés de se procurar criar nova riqueza, persegue-se a libertação de riqueza a partir da riqueza pré-existente… Assim, objectivam-se matematicamente fáceis rácios de retorno de investimento (ROI), apenas temporariamente favoráveis porque obtidos à custa de uma doentia mingua do denominador (variável sob inteiro controlo da gestão) e não de uma salutar aposta no crescimento do numerador.
É pena que, para a maioria dos cidadãos, o problema apenas se torne evidente no preciso momento em que já não houver qualquer riqueza para libertar… até porque desde logo se deveria perceber que nunca será possível “vender as acções” do País e partir para uma nova especulação!
No comments yet