“Massa Cinzenta” Amassada?

13 Nov

 

Portugal é um país pequeno… e são fracas as economias de escala conducentes à liderança pelos custos indispensável ao tipo de êxito empresarial assente em produtos indiferenciados (não há por cá massa crítica suficiente para justificar vários “Belmiros de Azevedo”).
Na verdade, penso que apenas um tipo de empreendedorismo alicerçado na diferenciação conducente à personalização da oferta comercial (o que requer uma boa gestão da informação provinda do mercado e não apenas a tradicional gestão de “stocks”), pode providenciar a miríade de “remendos” necessária para cobrir o tão “esfarrapado tecido empresarial” do nosso País.
Ora, realizar tamanho “corte e costura” de forma “artesanal” (com pequenos “alfaiates” em vez de grandes “pronto-a-vestir”) pode parecer uma tarefa inumana, mas a necessidade aguça o engenho e um tal desígnio nacional surge facilitado pela flagrante e rápida redução dos “custos de transacção” (matéria que explorarei no “post” seguinte), e pelo rápido desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação na Internet. Estes dois vectores podem projectar no plano digital a potencial criatividade individual por cá existente, em vez de a submeter à inexorável “lei dos rendimentos decrescentes”, que prevejo irá acompanhar quaisquer tipos de melhorias incrementais “bem sucedidas”. Assim, julgo que a solução dos problemas económicos do nosso país não passa tanto por indicar formas rígidas de continuar a FAZER O MESMO COM MENOS RECURSOS FÍSICOS (sob pena de se ir trabalhando sempre mais e mais para se obter sempre menos e menos), mas sim por serem criadas condições para FAZER COISAS DIFERENTES COM MAIS RECURSOS INTELECTUAIS. Ainda para mais, podem exportar-se os serviços resultantes deste trabalho, mantendo e até valorizando a propriedade dos recursos que estão na respectiva origem, sendo que na Internet não é preciso emigrar para onde quer que seja para o fazer. Pela parte que me toca, tenho vindo a ensinar aos meus alunos precisamente aquelas que penso serem as melhores formas de o conseguir.

Facebook Twitter Linkedin Pinterest Digg Delicious Stumbleupon Tumblr Reddit Email

Comments

comments

No comments yet

Leave a Reply

Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On Linkedin